Conhece o banco de materiais do Porto?
Instalado desde 2010 no Palacete dos Viscondes de Balsemão, o Banco de Materiais do Porto encontra-se aberto ao público e tem como principal objetivo a salvaguarda de materiais caracterizadores do Porto, expondo “os mais variados exemplares decorativos e construtivos provenientes da arquitetura portuense como azulejos, estuques, ferros, etc..”.
Neste sentido, para além de ser possível visitar o espaço que conta com a exposição de alguns elementos de maior raridade e significado cultural, a principal atividade deste banco é a recolha e disponibilização de materiais de construção característicos para que se possa garantir a continuidade da coerência arquitetónica na cidade.
Assim sendo, privados e empresas que estejam em processo de recuperação de um edifício podem recorrer a este banco para que lhes seja fornecidos por exemplo, azulejos em falta numa fachada, de forma gratuita.
Por outro lado, a quando de uma demolição de edifício ou na eventualidade de necessidade de remoção de peças cerâmicas, as mesmas podem (e devem) ser entregues neste banco para que fiquem disponíveis para serem usadas em outros edifícios, promovendo assim a preservação do património da cidade do Porto.
Preservação de Património